Tipos de Prensas Para Recarga de Munição

Estágio Único

Tipo O a mais simples prensa para recarga de munições. Esta prensa segura um dado de cada vez, normalmente tem um quadro muito rígido, e é mais comumente usado para recarga de rifle. As matrizes são parafusadas em uma abertura no topo da prensa, e um suporte de concha é preso ao aríete, que segura o aro da caixa do cartucho. Quando a alavanca é empurrada para baixo, o aríete sobe e o dado atua no estojo. Geralmente, a preparação é feita separadamente com uma configuração de preparação manual, mas algumas impressoras de estágio único possuem acessórios de preparação. Prensas de estágio único são as mais lentas em termos de rodadas concluídas por hora, e para configuração para troca de matriz, etc.

Prensa Tipo O

Prensa Tipo C

TURRET PRESS

A prensa da torreta é semelhante à prensa de estágio único (uma matriz atua no cartucho de cada vez), mas armazena várias matrizes simultaneamente, para que você possa indexar manualmente de um dado para outro rapidamente. Algumas prensas de torre também podem ser indexadas automaticamente para que a indexação manual não seja necessária. As prensas de torreta ainda exigem muitos golpes da alavanca por rodada concluída, mas aceleram o processo com recursos de indexação. As prensas de torreta podem ter mais flexibilidade e, portanto, menos precisão de recarga em comparação a uma impressora de estágio único, mas isso é raro e problemático. Uma prensa de torre pode ser uma excelente prensa de acionamento para o recarregador de rifles ou pistolas, ou um equipamento de grande precisão para o reloader mais experiente.

Prensa Semi Progressiva

A 5C é uma prensa fabricada pela Recargamatic no interior de São Paulo. É conhecida como Semi-Progressiva, uma vez que ela é capaz de realizar mais de uma etapa da recarga ao mesmo tempo, acelerando consideravelmente o processo em comparação às prensas simples de uma só estação. 

 O que a diferencia de uma prensa totalmente progressiva é que é necessário que o operador mude manualmente a posição dos estojos entre os estágios antes de cada alavancada.

Prensa Progressiva

Prensas de recarga progressivas produzem uma rodada completa para cada ciclo da alavanca. Isso é feito usando uma placa de concha que contém vários casos simultaneamente. Quando o aríete é levantado, empurrando para baixo a alavanca, vários processos acontecem ao mesmo tempo. Quando o aríete é trocado, o escudo se transforma (índices). Cada shell está pronto para a próxima operação, e a última rodada é chutada para dentro de uma lixeira ou calha redonda completa. 

Algumas prensas progressivas indexam automaticamente (indexação automática progressiva) e algumas requerem indexação manual (indexação manual progressiva). Prensas de recarga progressivas são comumente usadas por atiradores de pistolas e atiradores de fuzis semiautomáticos (como atiradores de AR que carregam 0,23 munição). 

Prensas de recarga progressivas também podem ser usadas para carregamento de rifle de ação de parafuso, mas devido às quantidades menores envolvidas, esse tipo de carregamento é normalmente executado em uma única prensa de estágio, ou em uma prensa tipo torre. 

 Algumas prensas de recarga progressivas estão equipadas com anexos de alimentador de caixas. Esses alimentadores de caixas inserem automaticamente uma caixa na placa de proteção para cada ciclo da alavanca. Isso pode acelerar bastante o processo de recarga. 

Alimentadores de caixas podem variar de simples alimentadores tipo tubo preenchidos manualmente até alimentadores motorizados que recarregam automaticamente o (s) tubo (s) (foto acima). Os alimentadores de caixas podem aumentar a complexidade geral da impressora e também exigem um tempo de configuração adicional para trocas de calibre, por isso são mais adequados para operações de recarga em massa.

Prensas Para Cartuchos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *